quinta-feira, 28 de abril de 2011

Álcool x gravidez... Características e alterações de crianças expostas ao álcool no útero

Parece unanimidade quando se diz que gravidez e álcool não combinam. Algumas futuras mamães seguem a risca, outras abrem algumas exceções ("Ah! É Ano Novo", "É festa"...). No entanto, a exposição de crianças ao álcool ainda no útero pode trazer graves consequências.

Segundo o livro "Efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém-nascido", coordenado por Conceição Aparecida de Mattos Segre, da Sociedade de Pediatria de São Paulo, múltiplos termos são usados para descrever os efeitos resultantes da exposição pré-natal ao álcool, entre eles estão:

-Espectro de desordens fetais alcoólicas: termo que descreve o grupo de efeitos que podem ocorrer no indivíduo cuja mãe bebeu álcool durante a gravidez. Esses efeitos incluem alterações físicas, mentais, comportamentais e/ou de aprendizado que se podem perpetuar por toda a vida.

-Síndrome alcoólica fetal: resulta do uso materno de álcool durante a gestação e caracteriza-se por restrição de crescimento, anormalidades neurocomportamentais e características faciais específicas. A confirmação do uso materno de álcool pode ou não ter sido documentada.

-Efeito alcoólico fetal: este termo descreve os defeitos congênitos (nascidos com o indivíduo) e desordens de neurodesenvolvimento relacionados ao álcool.

-Defeitos congênitos relacionados ao álcool: este termo descreve alterações físicas decorrentes da exposição pré-natal ao álcool incluindo malformações cardíacas, ósseas, renais, das orelhas e dos olhos.

-Desordens de neurodesenvolvimento relacionadas ao álcool: estão incluídos nesse termo alterações funcionais ou cognitivas relacionadas à exposição pré-natal ao álcool. Entre elas estão, de forma isolada ou combinada, as dificuldades de aprendizado escolar, controle dos impulsos, memória, atenção e/ou discernimento.

O quadro clínico mais grave é representado pela síndrome alcóolica fetal e os efeitos deletérios ao embrião e ao feto incluem alterações físicas, mentais, comportamentais e/ou de aprendizado que podem se perpetuar por toda a vida. Os indivíduos afetados muitas vezes têm problemas de memória, atenção, linguagem e audição. Têm dificuldades em solucionar problemas, conflitos com a justiça e risco de abuso de álcool e de outras drogas.

Características encontradas nas crianças expostas ao álcool no útero:

-Anomalias faciais: fissura palpebral pequena, ptose palpebral (queda da pálpebra superior), hemiface (uma das metades da face) achatada, nariz antevertido, filtro liso e lábio superior fino.

-Restrição de crescimento: baixo peso ao nascer, restrição de crescimento apesar da nutrição adequada e baixo peso relativo à altura.

-Alterações de desenvolvimento do sistema nervoso central: microcefalia, anormalidades estruturais do cérebro e outros sinais neurológicos.

-Anormalidades comportamentais inexplicáveis: incapacidade de leitura, fraco desempenho escolar, dificuldade de controle dos impulsos, problemas com a percepção social, dificuldade de linguagem, raciocínio abstrato pobre, habilidades prejudicadas e dificuldades de memória e de julgamento.

-Defeitos congênitos (incluídos, mas não específicos): defeitos cardíacos, deformidades do esqueleto e dos membros, anomalias anatômicas renais, alterações oftalmológicas, perda do ouvido e fenda labial ou do palato.

Toda grávida deve ter um acompanhamento médico, fazer o pré-natal e, após o nascimento, levar o bebê ao pediatra periodicamente.

Bibliografia - Livro "Efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém-nascido", coordenado por Conceição Aparecida de Mattos Segre, Sociedade de Pediatria de São Paulo.

PENSE NISSO.... MENSAGEM ... ANA MARIA...

'Nada mais frustrante do que pedir sorvete de sobremesa'


DUAS BOLAS, POR FAVOR - por Danuza Leão

Não há nada que me deixe mais frustrada do que pedir sorvete de sobremesa,contar os minutos até ele chegar e aí ver o garçom colocar na minha frente uma bolinha minúscula do meu sorvete preferido.
Uma só.
Quanto mais sofisticado o restaurante, menor a porção da sobremesa.
Aí a vontade que dá é de passar numa loja de conveniência, comprar um litro de sorvete bem cremoso e saborear em casa com direito a repetir quantas vezes a gente quiser, sem pensar em calorias, boas maneiras ou moderação.

O sorvete é só um exemplo do que tem sido nosso cotidiano.
A vida anda cheia de meias porções, de prazeres meia-boca, de aventuras pela metade.
A gente sai pra jantar, mas come pouco.
Vai à festa de casamento, mas resiste aos bombons.
conquista a chamada liberdade sexual, mas tem que fingir que é difícil (a imensa maioria das mulheres continua com pavor de ser rotulada de 'fácil').

Adora tomar um banho demorado, mas se contém pra não desperdiçar os recursos do planeta./

Tem vontade de ficar em casa vendo um dvd, esparramada no sofá, mas se obriga a ir malhar./

E por aí vai.

Tantos deveres, tanta preocupação em 'acertar', tanto empenho em passar na vida sem pegar recuperação...
Aí a vida vai ficando sem tempero, politicamente correta e existencialmente sem-graça, enquanto a gente vai ficando melancolicamente sem tesão...

Às vezes dá vontade de fazer tudo “errado”.
Deixar de lado a régua, o compasso, a bússola, a balança e os 10 mandamentos.
Ser ridícula, inadequada, incoerente e não estar nem aí pro que dizem e o que pensam a nosso respeito.
Recusar prazeres incompletos e meias porções.

Nós, que não aspiramos à santidade e estamos aqui de passagem, podemos (devemos?) desejar várias bolas de sorvete, bombons de muitos sabores, vários beijos bem dados, a água batendo sem pressa no corpo, o coração saciado.

Um dia a gente cria juízo.
Um dia...
Não tem que ser agora.

Por isso, garçom, por favor, me traga: cinco bolas de sorvete de chocolate...
Depois a gente vê como é que faz pra consertar o estrago.

Mais Você

A triste realidade de centenas de crianças que aguardam adoção

A triste realidade de centenas de crianças que aguardam adoção
Mais Você


O Mais Você, desta quinta-feira, 28 de abril, levantou uma questão diante de tantos casos de abandono de bebês que acontecem no país: o que leva uma mãe a se livrar do filho recém-nascido?

Após o caso do bebê abandonado em uma caçamba de lixo, no litoral de São Paulo, outros dois casos foram registrados. No bairro do Tucuruvi, na zona norte de São Paulo, no quintal de uma casa, foi encontrado um menino com cerca de cinco dias. Ele ainda estava com a pulseira da maternidade. E em Jundiaí, também no estado de São Paulo, um bebê recém-nascido foi abandonado no lixo do banheiro de um hospital da cidade.

Problemas psiquiátricos, desestrutura familiar, uso de drogas e profunda pobreza estão no perfil de quem abandona os filhos de maneira violenta como um rompante de desespero. Uma pesquisa feita pelo Instituto de Psicologia da USP mostrou que as mulheres mais pobres são as que mais sofrem de depressão pós-parto. Um transtorno psíquico que não é justificativa para todos os casos de abandono, mas que somado a diversos outros fatores pode sim contribuir para que as mães tenham atitudes de extrema agressividade contra os próprios filhos. No estudo, entre as gestantes que pariram em hospitais particulares, apenas 7% manifestaram o transtorno. Entre as atendidas pela rede pública esse número foi de 33%.

Histórias como essas deixam o Brasil com o coração na mão, mas o que a população poderia fazer para diminuir a dor do abandono e a solidão dessas crianças?


A realidade da adoção no Brasil

A equipe do Mais Você foi conhecer crianças que vivem em abrigos para descobrir os sonhos e aspirações dessas inocentes vítimas da vida. São crianças que não têm mais nenhum contato com os pais, ou porque foram abandonadas ou porque estão impedidas judicialmente de conviver com eles.

Hoje, no Brasil, estão disponíveis para adoção 4.427 crianças, e quase 27 mil casais dispostos a adotar. A pergunta é: por que essa conta não fecha se existem, pelo menos, seis vezes mais candidatos do que crianças para adoção? A explicação é triste, já que a maioria delas, cerca de 90%, tem mais do que cinco anos e não são brancas. E a preferência brasileira de adoção é por crianças com até três anos, do sexo feminino e da cor branca, sendo que boa parte dos candidatos não aceita irmãos.

Entenda os números: 4.427 crianças estão disponíveis para adoção. Dessas crianças, 76% possuem irmãos e 1/3 delas são brancas. O número de pessoas a procura de filhos: 26.694. Desses milhares de casais à espera de um filho adotivo, 84% só querem adotar uma criança, 37% só aceitam crianças brancas, 82% não aceitam irmãos, e 78% só aceitam crianças de até três anos de idade.


Mãe dispara tiro contra filhas

Em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, uma mulher teve a prisão temporária decretada, porque é suspeita de balear as duas filhas gêmeas, de um ano de idade. A arma apreendida pelos investigadores foi levada para a perícia e vai passar por um exame que identifica se os tiros que atingiram as gêmeas foram disparados desse revólver. O resultado deve sair em um mês. A direção do hospital, onde as crianças estão internadas, informou que as duas estão fora de perigo, e que o estado de saúde delas vem melhorando.

domingo, 24 de abril de 2011

Mas um anjo se vai... Menino de 15 anos morre por causa dos maus tratos.

Quando falamos a palavra "Mãe", vem logo a cabeça "amor, carinho,cuidado".

Mas foi tudo o que essa mãe não teve , pois deixar um filho morrer de fome de sede, e de desnutrição, é uma coisa inaceitável.

Como podemos esconder a ira e a raiva para com esse ser que deixa de ser humano,e sim passa a ser menor que um animal, e a nossa ânsia para com essa "pessoa" nos enoja mais ainda ao ver o estado físico da irmã desse pobre menino, com marcas pelo corpo mas com uma cicatriz que ficara em sua alma.

Seu anjo da guarda se foi, naquele momento deitado ao seu lado, mais ele a deixa com outros anjos que devem proteger e cuidar dela.

Esse menino não morreu em vão , ele deixa um ''GRITO''.

''GRITO de SOCORRO'' para que as autoridades levem mais a serio e investiguem com mais vontade cada denuncia de maus tratos a essas crianças.

E fica um alerta :

Se verem ou ouvirem o gemer de uma criança vivendo maus tratos.

Gritem também chamem a policia coloquem a boca no trombone , e não deixem essas crianças,
morrerem ou serem marcadas por esses seres que não tem alma.

Lembrem-se as crianças precisam de nossa proteção contra essas pessoas que simplesmente as descartam como lixo.


DENUNCIEM:

Número do S.O.S Criança nacional - DISQUE 100


sexta-feira, 22 de abril de 2011

Ame-se

Hoje sexta feira dia santo pra muitos, mas para mim dia santo é todos os dias, não entendeu?

Pois vamos lá dia santo pra mim , é saber respeitar uns aos outros e convenhamos não tem dia para isso.

Respeitar não é apenas deixar as pessoas de idade sentar no banco do ônibus, mas sim respeitar a opinião um do outro e saber respeitar a fé de cada um.

Não podemos invadir o espaço um do outro, e sim saber se colocar em seu próprio lugar e respeitar a religião e fé de cada um.

Já basta as guerras que ocorrem por causa deste mesmo motivo.

Se todos respeitassem a fé e o modo de cada um pensar não teria tanto derramamento de sangue como houve e ainda há no mundo.

Por isso não deixem de expressar seus pensamentos e ter sua própria fé, e siga em frente sempre respeitando o espaço um do outro e principalmente a si mesmo, lembre-se que o maior pecado que pode existir não é o que você come e si como trata as pessoas ao seu redor.

Velha regra a ser seguida: "Trate os outros como você gostaria de ser tratado".


sábado, 16 de abril de 2011

DENUNCIEM OS ABUSOS E MAUS TRATOS A CRIANÇAS.

DENUNCIEM OS ABUSOS E MAUS TRATOS A CRIANÇAS.

ESSA CRIANÇA FOI VITIMA DE UMA PESSOA QUE DEVERIA PROTEGE-LA, SEU PRÓPRIO PAI QUE A SACUDIU DE TAL FORMA ,QUE HOJE ELA VIVE COM AS CONSEQÜÊNCIAS DESSE SER HUMANO SEM ALMA QUE TEVE A CORAGEM DE FAZER VITIMA ESSA LINDA CRIANÇA.....

FORÇA A MÃE E QUE DEUS CONTINUE DANDO MUITA SAÚDE PARA ESSE ANJINHO QUE ADORA SORRIR....

SÍNDROME DA CRIANÇA SACUDIDA

CONSELHOS ÚTEIS PARA PAIS E DICAS PARA ENSINAR ÀS CRIANÇAS

AQUI VAI ALGUNS CONSELHOS PARA VOCÊS PAIS.

CONSELHOS ÚTEIS PARA PAIS

ESPAÇOS PÚBLICOS

1. Tenha um plano preparado para o caso de o seu filho(a) se perder, perca tempo a explicar-lhes tudo antes
de irem para o espaço público;

2. Ensine os seus filhos quais os procedimentos a observar no caso de se perderem, nomeadamente, a
encontrarem-se junto ao balcão da informação ou junto do segurança, no caso de se perderem uns dos
outros;

3. Explique aos seus filhos a quem deverão dirigir-se quando se perderem, precisarem de ajuda ou estiverem
com algum problema, o melhor é dirigirem-se imediatamente ao vigilante mais próximo;

4. Tenha sempre uma fotografia atualizada do seu filho(a).Tire uma a cada seis meses;

5. Os seus filhos devem trazer a sua identificação e o seu numero de contato direto (CELULAR) que terá
que estar sempre disponível ( mas atenção: não vista roupa aos seus filhos com o nome deles, nem lhes dê
objectos com essa identificação);

6. Vista roupa colorida e facilmente identificável aos seus filhos e aos mais pequeninos dê-lhes por exemplo
um apito para eles usarem se se perderem;

7. Acompanhe os seus filhos mais pequenos ao banheiro, não os deixe ir sozinhos;

8. Não os deixe sem supervisão em espaços públicos, ainda que estes tenham serviços de babysitting;

9. Ensine-os a não atenderem a qualquer convite para entrarem num carro ou aceitarem guloseimas ou
brinquedos; Se alguém os agarrar ensine-os a gritarem e a fazerem literalmente um escândalo ( ex: “este não é
o meu pai, socorro!”);

10. Ensine os seus filhos a denunciarem qualquer comportamento que os incomode, os aflija ou atemorize;

11. Dentro dos parques obtenha um mapa do espaço e ensine aos seus filhos onde devem dirigir-se no caso
de se perderem;

12. Dê-lhes exemplos dos funcionários a quem devem pedir ajuda, vá mostrar-lhes, perca tempo com esses
detalhes;

13. Acompanhe os seus filhos nos divertimentos;

14. Se vir condutas inapropriadas da parte de algum adulto com crianças denuncie de imediato a situação ao
segurança e certifique-se que este toma uma atitude;

15. Se o seu filho(a) desaparecer denuncie de imediato a situação ao balcão de apoio a clientes, informação
ou segurança e peça que, de imediato, o parque/centro comercial/estádio desportivo/pavilhões multiusos,
coloquem segurança nas saídas e entradas e que os serviços competentes emitam logo um alerta pelos
microfones.

Lembre-se, é seu filho, então não custa seguir essas regras simples, pois pode estar salvando a vida de seu bem mais precioso.




Agora é a vez das crianças , vamos lá...

CONSELHOS ÚTEIS

DICAS PARA ENSINAR ÀS CRIANÇAS

1. Nome, número de telefone e morada;

2. Saber usar o telefone;

3. Quem podem visitar quando você não está ( ex: vizinhos, casa dos avós, primos);

4. Onde podem ir na vizinhança;

5. Não abrir a porta a ninguém, só se os pais lhe disserem para o fazer num determinado momento;

6. Não dizer a ninguém que estão sozinhos em casa;

7. Ensinar o que fazer numa emergência, como ligar para você, a vizinhos ou familiares ( telefone do
trabalho e celular);

8. Ensinar a detectar uma situação de perigo:

a) Sempre que se sintam ameaçados ou receosos com a
presença de alguém ensine-os a dizer NÃO e a gritarem algo como “ Socorro, este não é o meu pai”;

b)
A fugirem de imediato da situação;

c) A denunciarem imediatamente o ocorrido.

9. Ensinar que não podem aproximar-se de veículos ocupados ou não, só acompanhados pelos pais
ou por outros adultos de confiança.

10. Ensinar a criança a não se aproximar de piscinas, rios, lagos ou poços sem que esteja acompanhada
por um adulto de confiança;

11. Assegure-se de impor regras para os seus filhos brincarem na rua.

Não os deixe sem vigilância.

Se
por exemplo brincam no quintal, tenha a janela aberta para os ouvir e feche o portão á chave

VAMOS TER CUIDADO, POIS NÃO IMPORTA ONDE MORAMOS, SEMPRE EXISTIRAM PESSOAS MÁS...
DESAPARECIDOS EM PORTUGAL !!!!

Pessoas desaparecidas (por ordem alfabética):

CHLOÉ ESSE - DESAPARECEU EM 2009

Chloé Esse - Desapareceu em 2009
Clique na imagem para saber detalhes

CLÁUDIA ALEXANDRA SILVA E SOUSA (CARRICINHA) - DESAPARECEU EM 1994

Cláudia Alexandra Silva e Sousa (carricinha) - Desapareceu em 1994
Clique na imagem para saber detalhes

CLÁUDIA SOFIA REGO DA SILVA - DESAPARECEU EM 2000

Cláudia Sofia Rego da Silva - Desapareceu em 2000
Clique na imagem para saber detalhes

DIMITAR GEORGIEV KOTOV - DESAPARECEU EM 2007

Dimitar Georgiev Kotov - Desapareceu em 2007
Clique na imagem para saber detalhes

INÊS GUERRA ALVES - DESAPARECEU EM 2010

Inês Guerra Alves - Desapareceu em 2010
Clique na imagem para saber detalhes

JEREMI JOSE VARGAS SUÁREZ - DESAPARECEU EM 2007

Jeremi Jose Vargas Suárez - Desapareceu em 2007
Clique na imagem para saber detalhes

JÉSSICA MIRIAM MEIRELES CAGARELHO - DESAPARECEU EM 04-3-2011

Jéssica Miriam Meireles Cagarelho - Desapareceu em 04-3-2011
Clique na imagem para saber detalhes

JOÃO JOSÉ GOMES TELES - DESAPARECEU EM 1998

João José Gomes Teles - Desapareceu em 1998
Clique na imagem para saber detalhes

JORGE SEPÚLVEDA - DESAPARECEU EM 1991

Jorge Sepúlveda - Desapareceu em 1991
Clique na imagem para saber detalhes

KAREN GANT - DESAPARECEU EM 2009

Karen Gant - Desapareceu em 2009
Clique na imagem para saber detalhes

MADELEINE MCCANN (MADDIE) - DESAPARECEU EM 2007

Madeleine McCann (Maddie) - Desapareceu em 2007
Clique na imagem para saber detalhes

MIGUEL ÂNGELO MOREIRA DA ENCARNAÇÃO - DESAPARECEU EM 2009

Miguel Ângelo Moreira da Encarnação - Desapareceu em 2009
Clique na imagem para saber detalhes

PEDRO MIGUEL MOREIRA DA ENCARNAÇÃO - DESAPARECEU EM 2009

Pedro Miguel Moreira da Encarnação - Desapareceu em 2009
Clique na imagem para saber detalhes

RITA SLOF MONTEIRO - DESAPARECEU EM 2006

Rita Slof Monteiro - Desapareceu em 2006
Clique na imagem para saber detalhes

RUI MANUEL CORREIA PEREIRA - DESAPARECEU EM 1999

Rui Manuel Correia Pereira - Desapareceu em 1999
Clique na imagem para saber detalhes

RUI PEDRO TEIXEIRA MENDONÇA - DESAPARECEU EM 1998

Rui Pedro Teixeira Mendonça - Desapareceu em 1998
Clique na imagem para saber detalhes

SARA SOFIA LOPES DOS SANTOS - DESAPARECEU EM 2009

Sara Sofia Lopes dos Santos - Desapareceu em 2009
Clique na imagem para saber detalhes

SOFIA CATARINA ANDRADE DE OLIVEIRA - DESAPARECEU EM 2004

Sofia Catarina Andrade de Oliveira - Desapareceu em 2004
Clique na imagem para saber detalhes

TATIANA PAULA MESQUITA MENDES OU ODETE ARAÚJO FREMAN OU AINDA ODETE ARAÚJO FREMAN FRIMA - 2005

Tatiana Paula Mesquita Mendes ou Odete Araújo Freman ou ainda Odete Araújo Freman Frima  - 2005
Clique na imagem para saber detalhes

SE VOCÊ TEM INFORMAÇÃO LIGUE:

Tem à sua disposição durante 24h, os seguintes contactos:

808 24 24 24 Saúde 24 – ( vertente Linha Saúde Pública )

910 190 000 - APCD

910 533 700 - APCD

Pesquisar